Configurando manualmente abertura e exposição de uma camera compacta para fotografar a lua

A lua emite muita luz, o obturador em 1/100 ou 1/125 foi o que usei  para conseguir a foto abaixo. O diafragma ficou em f/7.6. A ISO em 160. E resolução no máximo da minha câmera compacta 12Mega pixels.

DSCN4418

 

 

Fotos da Lua com a webcam SPC900NC

Usei a webcam SPC900NC da Philips acoplada ao telescópio (no lugar da ocular) e após o vídeo obtido com o aplicativo http://www.sharpcap.co.uk usei outro aplicativo Registax para processamento da imagem.

19_37_42b 19_38_36 19_40_45

 

Fotos de Saturno

Consegui fotografar Saturno mudando algumas configurações da máquina fotográfica, por exemplo, consegui a melhor foto deixando a abertura em f2.8 e o tempo de exposição em 1/40. Consegui a foto abaixo que retrata bem a imagem vista pela ocular de 12,5mm

download

Para fotografar com mais qualidade comprei uma webcam com sensor ccd (ainda não chegou, é uma Philips SPC900NC) achei muitas recomendações sobre essa webcam após pesquisar sobre astrofotografia.

Para usar a webcam o ideal é filmar e depois tratar o video com o software Registax para obter o melhor quadro/foto.

Saturno foi difícil de fotografar segurando manualmente a câmera compacta. O ideal é deixar a câmera fixa no telescópio e programar o disparo temporizado evitando assim a imagem tremida. Como a webcam é pequena e vem com um adaptador para colocar no focalizador do telescópio, esse problema da estabilidade da imagem será resolvido. Em breve faço um post com as fotos via webcam.

Saturno

Essa noite (04-Out-2015) consegui ver Saturno pela segunda vez com o telescópio (preciso colocar um nome nesse telescópio, vou dar essa tarefa para o Vinícius meu filho). Na última quinta-feira eu já tinha visto Saturno, mas hoje foi melhor, devido aos últimos dias de chuva a atmosfera estava bem limpa, consegui observar com mais nitidez esse magnífico planeta.

Usei a maior parte do tempo a ocular Ploss de 12.5mm que veio com o kit do telescópio, essa ocular amplia 94 vezes. A imagem que obtive foi bem parecida com a da foto abaixo. Essa foto não é minha, não consegui tirar uma foto boa, mas olhando na ocular essa imagem retrata bem o que vimos.

sat_c3inch100xsmallschematic

Acho que uma ocular de 6mm seria mais adequada para observar esse planeta com mais detalhes, pois a ampliação seria de 195x.

Nessa época do ano (Outubro de 2015) o melhor horário para ver saturno (considerando minha localização, Indaiatuba-SP) é logo após o por do sol até as 21:00 mais ou menos. Ele está no lado oeste na constelação de escorpião.

Segue alguns dados sobre Saturno.

Saturno é o sexto planeta em distância em relação ao sol, está a 1.4 bilhões de km do sol.

Um dia de Saturno leva 10.7 horas (tempo de rotação). O ano de saturno (tempo para completar a sua órbita ao redor do sol) é equivalente a 29 anos da Terra ou 10.756 dias da Terra.

Saturno é um planeta gigante gasoso, portanto não tem uma superfície sólida.

Sua atmosfera é composta da maio parte de hidrogênio (H2) e helium (He).

Saturno tem 53 luas conhecidas e 9 luas esperando confirmação de sua descoberta — o que dá um total de 62 luas.

Saturno tem o mais espetacular sistema de anéis, são ao total 7 anéis com várias divisões entre eles.

Algumas sondas espaciais visitaram Saturno: Pioneer 11, Voyager 1Voyager 2 e Cassini-Huygens. Desde 2004, Cassini está explorando Saturno, suas luas e anéis.

Em Saturno não há condições para a vida como nós conhecemos, entretanto em algumas de suas luas pode haver condições que sustentem vida devido a possibilidade de haver água em estado líquido.

fonte: http://solarsystem.nasa.gov/planets/saturn/needtoknow

 

Primeira noite de teste

Hoje (24-Set-2015) finalizei a montagem dos espelhos e focalizador, fiz a colimação (calibragem dos espelhos) e consegui ótimas imagens da lua. Para o primeiro dia de testes foi muito bom, mas tenho ainda que finalizar a base dobsoniana e ajustar um pouco mais os espelhos. As imagens foram obtidas com uma câmera compacta (Nikon Coolpix P300) direto na ocular (o que não é o ideal para esse tipo de fotografia). Olhando na ocular a nitidez é muito melhor. Próximo passo será saturno!!

 

 

Base dobsoniana

A montagem Dobsoniana pertence à família das montagens azimutais. Este tipo de montagem se caracteriza por apresentar uma construção muito fácil e de baixo custo se comparado com outras montagens.
Apesar de ser uma montagem simples, a dobsoniana possui uma estrutura forte e robusta que pode suportar ópticas de  grande diâmetro. A grande base em forma de disco permite a esta estrutura um movimento suave que não provoca as vibrações que atrapalham nas observações.

Por não possuir um tripé essa montagem apresenta proporções pequenas, o que a torna uma estrutura fácil de transportar. A sua estrutura é feita toda em madeira e o restante do material também é facilmente encontrado.


DSC_0251
DSC_0250

DSC_0252

DSC_0253 DSC_0255

Base finalizada:

DSCN4198 DSCN4199DSCN4200

Montagem do focalizador

O focalizador é o acessório responsável pela focalização das imagens. É neste
componente que é colocada a ocular e a focalização da imagem é feita por meio de um
tubo móvel ( deslizante ). O projeto de construção de focalizador abaixo foi sugerido pelo vendedor do kit que comprei (S. S. F.), fiz apenas uma modificação para poder adaptar futuramente um controle mais fino via cremalheira.

A base do focalizador deve apresentar a mesma curvatura do tubo do telescópio e para isso usei durepox para moldar essa curvatura.

Abaixo as fotos das peças durante a fabricação/montagem.

Tubo fixo:
DSC_0234
DSC_0235 DSC_0237

Fabricação da base do focalizador.

DSC_0238 DSC_0239

Conjunto completo com o tubo móvel, fixo e a base. o Tubo fixo foi colado a base com cola de pvc. Para colar a cremalheira usei Araldite.

DSC_0243 DSC_0244

Conjunto finalizado e pintado na cor preto fosco (esmalte sintético) a base já está com o durepox moldado na curvatura do tubo principal 200mm.

DSC_0282

Focalizador + Ocular

DSC_0283

Suporte e base do espelho primário

Começando a construir o suporte e base do espelho primário.

Materiais:

 

  • 1 disco de MDF 18mm de espessura de 180mm de diametro
  • 1 disco de MDF 18mm de espessura de 196mm de diametro
  • 3 parafusos com cerca de 75mm de comprimento. A cabeça desses parafusos deve ser em meia lua (veja nas fotos mais abaixo).
  • 3 molas de aço de 50mm. (veja detalhes abaixo)
  • 3 arruelas para cada parafusos (9 arruelas no total). Essa arruelas devem ter um furo tal que permita aos parafusos passar com folga por elas.
  • 3 porcas borboleta para os parafusos(veja nas fotos mais abaixo).
  • 1 tubo de cola de silicone
  • 3 parafusos como mais ou menos 30mm de comprimento. Esses parafusos serão usados para fixar o suporte no tubo.
  • Lixa para madeira

 

Comprei os parafusos, arruelas e borboletas em uma loja especializada em parafusos. Os parafusos são de mais ou menos 75mm de comprimento e diâmetro 6mm.

A mola foi um pouco mais dificil de achar, mas encontrei uma fábrica de molas aqui em Indaiatuba (Rolex Industria de Molas Espirais) e eles tinham exatamente o que eu precisava. Eles cortaram as molas no tamanho que eu pedi, 50mm, mas ainda estou em dúvida se o comprimento ideal seria 40mm de comprimento, vamos ver depois de montado o jogo completo com as duas peças de MDF, caso seja necessário precisarei ajustar o comprimento das molas.

Os suportes em MDF (discos diâmetro 180mm e 196mm) eu pedi para uma marcenaria cortar. Veja abaixo:

DSCN4168

Usando o compasso, faça um circulo de 130 mm de diâmetro nos disco de 180mm.
Marque três pontos a 120º graus de distância cada um (três partes iguais). Use exatamente a mesma abertura do compasso nos dois discos, assim você garante com mais precisão o alinhamento dos furos nos dois discos.

Os furos no disco de 180mm (onde vai ser colado posteriormente o espelho primário) deve ser feito com uma broca de 6mm. No disco maior use uma broca de 7mm para o parafuso atravessar o disco com uma folga. Isso é necessário para não danificar o espelho depois do conjunto montado caso haja necessidade de desmontar e montar todo o conjunto.

DSCN4170 DSCN4169

Depois de furar as peças para os 3 parafusos, outros 3 furos maiores (40mm diametro) foi feito no disco maior para permitir circulação de ar dentro do tubo e facilitar a manipulação do conjunto.

Abaixo as fotos de como ficou o conjunto montado e na cor preto fosco. Faltando apenas a colagem do espelho primário.

DSC_0278

Porcas borboletas para colimação do espelho primário.

 

 

DSC_0280

Peça finalizada com o espelho primário colado com silicone.

DSCN4208[1]

Tubo PVC 200mm

Não foi fácil achar o tubo de PVC de 200mm ou 8 polegadas. Após rodar algumas lojas de material de construção, achei uma que vendia, mas vendia apenas na metragem de 3 metros. Comprei os 3 metros e pedi para cortar pela metade para poder transportar no carro. Irei usar apenas metade pois segundo as instruções de montagem vou precisar de apenas 1,15 m. A outra metade guardei e pretendo quem sabe mais adiante fazer outro telescópio para vender ou doar para alguma escola.

Veja abaixo as fotos do primeiro passo dado para a construção do telescópio.

Tubo de PVC 200mm cortado pela metade
Aqui o tubo já cortado na medida recomendada para o telescópio de 115cm
Detalhe da medida do tubo de PVC 200mm de diâmetro
Usei uma folha de caderno cortada em tira para marcar mais facilmente 3 pontos equidistantes no tubo. Isso vai ser usado para fixar o espelho principal e secundário.